Sobre o Museu do Porto

Quem Somos

O Complexo Cultural do Porto de Santos é composto pelo Museu, Biblioteca (com cerca de 4000 títulos), Pinacoteca Gaffrée & Guinle (que recebe exposições temporárias e eventos culturais), Hemeroteca e Videoteca. O Complexo Cultural está hoje representado por uma Gerência da Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP.

A CODESP é empresa estatal brasileira, constituída na forma de sociedade de economia mista, criada em 07 de novembro de 1980 para substituir a Companhia Docas de Santos – CDS, que era privada, tendo desenvolvido e organizado o Porto por 90 (noventa) anos entre 1890 e 1980. Era operadora portuária até o ano de 1997, quando começou a transferir as operações portuárias para a iniciativa privada, tendo concluído esse processo de transferência em julho de 1999. Desde então, apenas administra o Porto de Santos, como Autoridade Portuária.



Nosso museu...

A própria edificação do Museu é parte do acervo. A “Casa nº 1″ traduz as novas formas de morar introduzidas no fim do século passado, um período de renovação urbana, quando as famílias mais abastadas abandonaram seus sobradões no Centro da cidade, passando a construir palacetes nos novos bairros e avenidas. Projetada pelo Engenheiro Guilherme Benjamin Weinschenck, em 1902, foi residência oficial de dirigentes da Companhia Docas de Santos – CDS, transformando-se em escritórios administrativos a partir da década de 50.

Os primeiros esforços para reunir acervos com a finalidade de se instalar um museu foram realizados por volta de 1984 por seu atual Gerente Engenheiro Antonio Carlos da Mata Barreto, quando abortou a incineração de grande quantidade de documentos da antiga CDS, guardando-os para futura reserva histórica. A partir daí passou a incentivar a criação do Museu.

Em 01/09/1989 o Museu abriu suas portas para visita pública, dando a oportunidade de seus visitantes conhecerem a história do Porto de Santos por meio de um acervo de objetos históricos de total relevância para a história do Porto e do Brasil.

O Museu vem se modernizando de forma dinâmica, através da busca constante de peças e documentos históricos nas mãos de terceiros, com a reorganização através de ampliações e interatividade. Hoje conta com, aproximadamente, 5000 itens acervados, entre móveis, ferramentas, equipamentos diversos, documentos, livros, instrumentos náuticos, fotografias, relógios, moldes, locomotivas e embarcações, entre outros.

Serviços

O Museu possui o serviço de visita acomapnha por guia capaz de sanar dúvida relacionadas não somente com os objetos, mas também toda a históriado Porto de Santos.
Expediente: Das 08h15m às 11h45m e das 14h15m às 17h45m, de segunda a domingo
Agendamento de visitas: Tel. (13) 3202.6565 ramal 2654

Localizacao

  • Endereco: Av. Conselheiro Rodrigues Alves
    S/N Macuco Santos / SP - Brasil
  • Email: museu@portodesantos.com.br
  • Website: www.portodesantos.com.br/museu
  • Telefone: +55(13)3202-6565